quinta-feira, 10 de março de 2011

Belo e Feio

 
Talvez você tenha que acordar. Tomar um choque ao abrir os olhos, ao despertar de um sonho ruim. É o seu amor, o próprio.
Onde está o seu amor-próprio?

Ser narcisista é uma perfeita descrição de alguém cuja personalidade move-se pela paixão por si mesmo. Na dose certa, é perfeito.
A sociedade nos impôs um conceito de beleza, de padrão, de felicidade, de comportamento. Mas será que tudo isso é o mais certo?
O belo e o feio, a dupla que indaga a todos e traz inúmeros sorrisos ou lágrimas diante de quem reflete sua imagem. Sim, desde o dia em que você entendeu o que é ser belo, você talvez tenha se sentido feio.

E encaro o amor próprio, e o meu já está no nível narcisista. Me amar.
Sou eu, eu e eu. Me gosto, me quero bem, sinto necessidade de mim mesmo. Mas sem exageros. Já pensou em fugir um pouco dos padrões de estética? Não serei hipócrita em dizer que não valorizo a beleza externa. Mas e o conteúdo? Hmm. Grande importância.

O que mais admiro são beldades com caráter especial. A beleza estética unida à beleza da psique. Paremos de fingir, de agir como se não existisse.
Beleza é encarada como forma de maior aceitação. Ser belo é um cartão de visitas, mas nada supera um caráter grandioso. E a falta de caráter torna uma pessoa tão feia, que chega a ser bizarra, horrenda. Monstro... um mero ser oco.

Como gosto de me amar, isso me faz feliz, e me torna capaz de amar alguém. Se eu não me achar belo, seja por dentro ou por fora... Quem irá achar por mim?

É a razão da essência humana. Auto-aceitação, auto-preservação, auto-amor, auto-paixão, auto-cuidado e auto-unificação. Depois vem outra pessoa, seja ela quem for.

Um comentário:

  1. Gostei desse texto!

    Amor-próprio é algo a ser discutido. Para amar alguém primeiramente devemos nos amar, mas existem pessoas que passam a se amar depois que amam outras pessoas, é estranho, cada um tem a sua experiência, sua maneira de se amar e de amar os outros.

    Só não podemos tornar o amor-próprio com algo como egocêntrismo...

    Minha opinião!

    ^^

    ResponderExcluir