sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sobre o perdão

Pois bem, faz muito tempo que quero falar sobre isso.

Perdão... é uma palavra de difícil entendimento, e muito mais difícil ação.
Para mim, o perdão não é sentimento, não vem do coração... Ele é racional, mas entra profundamente no coração de qualquer um.

Eu sangrei, chorei, desfaleci dentro de mim mesmo, mas eis que em um determinado momento eu aprendi: o perdão deve ser feito pensando em nós mesmos, não em quem nos fez algo. Simplesmente pelo fato de que, ao perdoar, você livra a si mesmo da ira, do ressentimento e da raiva.
Sempre achei que não conseguiria perdoar o elemento X, porque achava que meu sentimento não permitiria, ou que o elemento não merecia. Mas eu estava errado, e foi pensando diferente que eu encontrei o que realmente é perdoar.

Perdoar alguém significa se libertar disso ou daquilo ou daquele. Você dá um passo adiante, você se liberta da pessoa, você segue em frente. Só nós mesmos conseguimos nos libertar das pessoas, você não tem como libertar alguém de você, mesmo que queira.
E racionalemente você perdoa, e se acostuma com isso, e depois esquece lentamente da dor. Mas esquece.

Aí você passa a viver mais para si, viver mais para a felicidade, pois se desvincula daquela coisa que só te atrasa, que só atrapalha.

Com o perdão racional você muda a direção do seu emocional, o foco sai do "não perdoar" e se volta para "sou eu agora, mais forte". E é assim que tem que ser.

Em suma, o perdão vem da razão (e eles até rimam!), e se volta depois para a emoção. Porque os sentimentos nos confundem às vezes, e a gente acabando confundindo o que é melhor para nós, com o nosso orgulho.

Mas ainda assim, o verdadeiro perdão se demonstra nos atos e não nas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário